Comercial de RedBull que faz piada com Jesus causa polêmica
e pode ser retirado do ar
Um comercial do energético RedBull está causando polêmica nas
redes sociais ao fazer" em forma de desenho animado "uma piada com a
passagem bíblica em que Jesus caminha sobre a água. O Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária (Conar) deverá julgar, ainda este mês, o caso
e poderá pedir que o anúncio seja retirado do ar.
No
filme, que tem pouco mais 30 segundos, Jesus sai de um barquinho caminhando
sobre o rio durante uma pescaria e é questionado por "Pedro" sobre
como consegue fazer aquilo. Um terceiro integrante do barco diz que "Ele
só tomou um RedBull".
Em
seguida, Jesus afirma que tal feito não é por conta da bebida energética nem
por qualquer milagre: "Só tem que ficar esperto onde tem pedra", diz,
enquanto salta as pedras encobertas pela água e solta um "Jesus", ao
escorregar numa delas.
O filme
não teve boa repercussão no meio religioso. Em sites de relacionamento como o
Youtube e na própria página da RedBull, onde o filme também está disponível,
internautas dividem opiniões sobre o conteúdo do comercial.
Por
meio de sua assessoria de imprensa, a Arquidiocese do Rio informou estar
analisando o caso juridicamente. O Conar disse já ter cerca recebido cerca de
50 reclamações a respeito do comercial e que, caso o conteúdo seja considerado
inadequado, ele poderá ser modificado ou mesmo tirado do ar.
O posicionamento oficial do Departamento de Comunicação da RedBull é que “o comercial não tem nenhuma conotação negativa com a religião. E que, na verdade, é um comercial que faz uma brincadeira com o próprio produto, ao dizer que ele não precisou tomar RedBull, apenas usou as pedras para caminhar pela água”.
O posicionamento oficial do Departamento de Comunicação da RedBull é que “o comercial não tem nenhuma conotação negativa com a religião. E que, na verdade, é um comercial que faz uma brincadeira com o próprio produto, ao dizer que ele não precisou tomar RedBull, apenas usou as pedras para caminhar pela água”.
De origem
austríaca, o anúncio foi lançado oficialmente no Brasil em fevereiro e está no
ar também na Austrália, Itália e Suíça. Se não for pedida a retirada do ar pelo
Conar, o comercial deverá ser transmitido em canais de TV aberta e TV paga até
novembro, segundo previsões da RedBull. Veja o video abaixo:
Fonte: Jornal
Extra / GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário