Filmes com valores cristãos são mais
rentáveis que
os outros, afirma relatório
Estudo anual realizado pela Movieguide revela
mudança no perfil do
consumidorQual é
uma boa receita para um filme ter sucesso de
bilheteria e de
vendas em DVD? Ao que
parece, em 2011 ficou consolidada a força de material
com
mensagens positivas e de
fé, especialmente os cristãos.
De acordo com um estudo anual, realizado pelo grupo Movieguide, com foco
em
entretenimento, em 2011, o público preferiu filmes com conteúdo positivo e
valores
conservadores numa proporção quase seis vezes maior que os filmes
“liberais”.
O relatório com 760 páginas afirma que os filmes com uma tendência conservadora
e/ou patriótica como “Capitão América”, “Missão Impossível: Protocolo
Fantasma”,
“Soul Surfer”,” Transformers: O Lado Escuro da Lua “e “Batalha em
Los Angeles”
arrecadaram significativamente mais dinheiro que filmes
considerados liberais, como
“Red State”,”Super 8″,”J. Edgar”,”Glee” e
“Tudo Pelo Poder”.
“As pessoas querem ver o bem vencer o mal, a justiça prevalecer sobre a
injustiça e a
liberdade estar acima da tirania. Elas respondem melhor a fortes
heróis e heroínas e
são se interessam mais tanto por histórias sem um sentido
definido”, disse Ted Baehr,
coordenador do relatório da Movieguide.
Ele explica que a empresa classifica os filmes de várias maneiras, como,
por exemplo,
“conteúdo anticomunista”, “forte moralidade bíblica” e “forte
conteúdo pró-
capitalista”.
O estudo também afirmou que os filmes com uma visão cristã mais forte
arrecadaram mais nas bilheterias.
Filmes que possuíam um foco claramente redentor ou religioso, como
“Piratas do
Caribe: Em Águas Misteriosas”, “Help” e “Tão Alto e Tão Perto”
tiveram mais sucesso
nos cinemas nos últimos meses que aqueles com uma
perspectiva humanista ou até
mesmo contrária aos valores cristãos, incluindo “O
Homem que não amava as
mulheres”, Se Beber não case II “e “O Diário de um
Jornalista”.
O relatório do Movieguide afirma que os filmes “positivos” ou “cristãos”
em média,
deram um retorno na bilheteria quatro vezes maior. No total foram
64,3 milhões
dólares contra 15,9 milhões dos filmes “liberais”.
“A maioria das pessoas tem alguma fé em particular e quando encontra
violência, uso
de drogas, imoralidade sexual e que criticam os valores
tradicionais, sentem-se
ofendidas de alguma forma”, disse Megan Basham, editora
do site de notícias cristão
World Magazine. “Os filmes bem produzidos que
ofereçam o oposto vão agradar os
frequentadores de igreja”.
Além disso, os relatórios da Movieguide apontam que, entre os 25 DVDs
mais
vendidos no ano passado, 52% tinham pelo menos um algum conteúdo
pró-cristão,
enquanto apenas 8% eram claramente anticristãos.
Baehr também lembra que mais de 2,3 bilhões de pessoas no mundo se
identificam
como cristãos, e Hollywood está finalmente começando a perceber o
quanto isso é
importante.
“Quando começamos o Movieguide, em 1985, havia apenas um ou dois filmes
que
possuíam um conteúdo explicitamente cristão ou que enfatizavam valores
positivos.
Agora são produzidos mais de 50 por ano.
Cada estúdio tem até uma divisão para produzir material com valores
cristãos, e vários
estúdios estão fazendo ótimos filmes com um forte conteúdo
cristão. Todos os
grandes estúdios, não apenas os da Disney, estão fazendo
filmes pensando nos
jovens, crianças e famílias”, salienta Baehr.
Traduzido e adaptado de Christian
Cinema
Fonte: http://cinema.gospelprime.com.br
Fonte: http://cinema.gospelprime.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário